Começando minha jornada DEV | Alura

Começando minha jornada DEV | Alura

Grandes coisas têm pequenos começos...

Assim foi para mim ao participar da Imersão DEV da Alura neste ano de 2020, pois uma coisa é querer algo e outra é começar a ir atrás disso de verdade. Devo dizer que foi um ótimo começo para mim, pois desde minha graduação eu já era apaixonada por tecnologia e informação, tanto que aliei ambos em meu trabalho de conclusão de curso (TCC) quando falei sobre a importância dos fundamentos da Biblioteconomia, ciência em que me formei, para o maior buscador de informações do mundo: o Google.

Como foi interessante saber em meus estudos que muito do que eu estudava na faculdade havia ajudado a compor esta empresa que eu tanto admirava e, desde então, comecei a aliar a área Tech com a minha formação. Depois da faculdade, fiz pós-graduação na Faculdade Impacta Tecnologia, com professores super ativos no mercado e que me mostraram como estudar a informação e sua dinâmica poderia me ajudar a entender como usar este conhecimento para a Web na construção de sites melhores, mais inteligíveis, acessíveis e bem estruturados.

E onde a Alura entra nisso tudo?

Bem, após a minha pós-graduação, outra etapa da minha vida começou: casamento e mudança de São Paulo para o Rio de Janeiro. Muitas coisas aconteceram desde então (inclusive realizar meu casamento na edição 2015 do Rock in Rio para o mundo todo ver, mas esta é uma história para outro dia), e eu acabei me afastando dos estudos de tecnologia que eu havia começado. Então eu conheci a Alura devido aos Nerdtechs , episódios de tecnologia do Nerdcast , podcast do site Jovem Nerd que eu já acompanho há mais de 10 anos, e eu passei a ver como eles conseguiam relacionar os meus gostos nerds com Front-end, Back-end, UX e várias das coisas pelas quais eu me interessava, e soube que eles faziam imersões temáticas dentro dessas áreas.

Depois de algumas tentativas, deixando de fazer algumas imersões por medo de fracassar, eu finalmente deixei às inseguranças de lado e “dei a cara para bater” na imersão DEV que eles fizeram em 2021 e o mundo se abriu! Ver conceitos de HTML, CSS e JavaScript daquele jeito didático, divertido e participativo, com professores apaixonados pelo que fazem e com participantes que ajudaram muito uns aos outros via canais como o Discord fez toda a diferença na experiência. Rafaella Ballerini , Guilherme Silveira e Paulo Silveira fizeram tudo parecer menos difícil, expondo suas próprias dificuldades iniciais, trajetórias e a conexão com eles facilitou o intenso aprendizado de 10 dias.

Ao final desses 10 dias, bem, eu me senti naquele meme do exército que elenca várias coisas que você faria caso se alistasse, mas no meu caso foi de uma forma boa: eu havia criado vários projetos, feito uma conta no Discord, no Codepen e no Github, ajudei e pedi ajuda no Discord, populei minha conta no Github com meus projetos, além de outras coisas e ações que fui fazendo pelo caminho.

Toda a animação e alegria que eu sentia na faculdade e na pós-graduação havia voltado e eu sabia que não iria mais parar, porque agora eu, de alguma forma, já era uma DEV só que ainda em desenvolvimento (olhem aqui um trocadilho involuntário!). E foi assim que começou meu reingresso no mundo da tecnologia e da informação, e querem saber, meu pequeno começo agora me parece gigante sim, e só tende a crescer!